Na sessão desta quinta-feira, a câmara abriu espaço para o debate sobre autismo e a necessidade de conscientizar a população sobre um tema importante para a inclusão de crianças e adolescentes diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista(TEA).
O tema foi proposto pelo vereador Leozinho Filho, através de requerimento aprovado por unanimidade. A secretária de educação Adriana Carvalho abriu o debate destacando o trabalho que o município faz para atender às crianças autistas, com total apoio do prefeito Samuel Carvalho.
Na sequência Ivanielly Marques Braga, assistente social da secretaria de educação especialista no assunto, falou sobre a importância da inclusão, da necessidade do tratamento diferenciado e da existência de políticas públicas eficientes para atender os autistas e às famílias também. Como mãe atípica, Ivanielly afirmou que o autismo transforma vidas e precisa de conscientização da sociedade.
No final, a mãe atípica e ativista da causa, Deise Soares do Parque dos Faróis, fez um discurso emocionante sobre o que é ter um filho autista e comoveu a todos os presentes. Os vereadores fizeram perguntas e se colocaram à disposição para apoiar a luta pela conscientização do autismo em Socorro.